domingo, 13 de dezembro de 2009


João Batista Vilanova Artigas, nasceu em Curitiba, em 1915. Formou-se engenheiro-arquiteto em 1937 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na qual iniciou em 1940 sua carreira docente. A sua presença na USP está estreitamente ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que ajudou a fundar em 1948. Na FAU, destacou-se não apenas na atividade pedagógica, mas empenhou-se nos processos de revisão e reformulação curricular da escola, elaborando em 1961 o projeto de sua nova sede na Cidade Universitária.
Foi o único dentre os grandes mestres brasileiros da arquitetura do século XX que viveu a profissão na eterna bifurcação do ateliê com a vida pública e universitária. Um dos poucos que descobriu a dimensão profundamente política do ensino e do trabalho da arquitetura, fundindo ao exercício do métier um senso agudo de responsabilidade social. Era membro do Partido Comunista Brasileiro, o que lhe causou problemas com o governo militar durante a Ditadura - que caçou seus direitos políticos e o forçou a aposentar-se da Universidade.
Artigas trabalhou com grandes arquitetos no Brasil, como Gregori Warchavchik e Oswaldo Bratke, e sua obra foi fortemente influenciada por Frank Lloyd Wright, num primeiro momento, Le Corbusier e Gropius. Entre seus projetos mais célebres estão a rodoviária de Londrina (1948-52), o estádio do Morumbi (1952), o Ginásio de Itanhaém (1959) e a rodoviária de Jaú (1973). Falece em 1985.

(seminário sobre arquitetos da disciplina de Atelie de Projeto Integrado I)

Um comentário: